sábado, 20 de setembro de 2014

Série: Religiões - ESPIRITISMO

            O Espiritismo surgiu na França, no século XIX, graças a um pedagogo – Allan Kardec. Para os espíritas mais engajados, o Espiritismo é uma doutrina – um conjunto de leis e princípios – revelada por espíritos superiores a Kardec, que a codificou em cinco trabalhos, hoje conhecidos como: “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno” e “A Gênese”.

            Doutrina ou religião? Isso não fica bem explicado. Algumas filosofias são baseadas em seus livros fundamentais (o Marxismo, por exemplo, em “O Capital”, de Karl Marx), mas nem por isso podem ser consideradas como religiões. Segundo Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, estudiosa do Espiritismo no Brasil e professora do Departamento de Antropologia Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a visão religiosa é criada quando se explica a realidade social pela realidade sobrenatural – sendo assim, pode-se dizer que o Espiritismo é uma religião.

Allan Kardec

História
            Durante o século XIX, aconteceu um fenômeno que mexeu com a Europa: as mesas girantes. O fenômeno consistia no movimento, sem causa física aparente, de mesas e outros objetos mais pesados. Isso acontecia nos salões, após os saraus que eram feitos.
            O fenômeno atraiu a atenção de um pesquisador. Seu nome era Hippolyte Leon Denizard Rivail. Ele era um pedagogo francês, poliglota, autor de diversos livros didáticos e seguidor de um rigoroso método de investigação científica. Por conta disso, não conseguiu aceitar aqueles fenômenos. Passou a estudá-los e observou que forças inteligentes participavam daquelas movimentações, e investigou a natureza dessas forças, que se identificaram como “os espíritos dos homens” que já haviam falecido.
            O pedagogo passou a interrogar os espíritos, analisando as respostas, comparando-as e codificando-as. Tudo passava por uma “peneira” da razão. A partir dessas codificações, foi criado “O Livro dos Espíritos”, com o qual o professor Rivail se imortalizou, adotando o pseudônimo de Allan Kardec – em uma sessão que presenciou, ele ouviu de um médium que ele fora um celta chamado com esse nome; como Kardec, ele deveria juntar os diversos ensinamentos dos últimos séculos numa doutrina que propagasse os ideais de Cristo e trouxesse amparo aos corações humanos.
            A nova religião incitou a fúria da Igreja Católica, já que no Espiritismo, Cristo não é filho de Deus, mas um espírito evoluído. No Espiritismo, a Redenção é algo progressivo, onde a evolução de cada espírito deve alcançar degraus – enquanto no Catolicismo, isso acontecerá em um evento único e universal. Esses dois pontos provocaram grande alarde. Sem contar na questão da reencarnação, que não existe no Catolicismo.
            A religião chegou ao Brasil em 1860, e foi acompanhada pela perseguição. A prática espírita era considerada um crime pelo Código Penal de 1890. Mas a religião se fortaleceu e mostrou à população um de seus maiores méritos: a caridade. O salto do Espiritismo no Brasil se deu pelo fato dos centros espíritas terem como marca o fazer bem às comunidades ao seu redor.
            Em uma cidade de Goiás, Palmelo, há uma forte crença no Espiritismo. A cidade foi fundada exclusivamente por espíritas. Anualmente, recebe cerca de 50.000 visitantes que buscam consolo para suas angústias físicas e espirituais. A cidade não permite a venda de bebidas alcoólicas e, nas ruas, há placas com ensinamentos espíritas tirados dos livros de Allan Kardec. Mas a cidade goiana é um fato isolado. Os espíritas são conhecidos pela sobriedade e pelos baixos níveis de proselitismo – não vivem em prol de convencer as pessoas de suas crenças.

Preceitos
            A base da religião está contida nas obras de Allan Kardec. E, desde o seu surgimento, o Espiritismo reivindica um status de ciência e filosofia, além da religião.
            Segundo a religião, todo homem é um médium – um canal de comunicação entre os vivos e os espíritos. Nos centros espíritas, a liderança geralmente é reservada ao médium mais experiente, ou ao próprio fundador do centro. Os médiuns se comunicam com os espíritos dos modos mais diversos. Houve um período em que a comunicação era feita por meio de batidas nas paredes. Hoje, a psicografia e a incorporação são os meios principais.
            O Espiritismo prega que os espíritos são criados em um ponto zero. Todos são imperfeitos e, ao longo de várias e sucessivas encarnações, devem chegar à perfeição. Cada encarnação permitirá ao espírito aprendizado sobre bondade, tolerância e caridade. O livre-arbítrio – a habilidade de escolher o seu próprio destino – é algo muito dito na religião e, por isso, não há só “santos”. Segundo o Espiritismo, há espíritos “maus” destinados a encarnações cheias de sofrimento. E esses espíritos só alcançaram a iluminação e o nível superior ao passo em que eliminarem seus hábitos ruins e praticarem o bem.
            Algo curioso é que o Espiritismo acredita na vida em outros planetas. Para os espíritas, os espíritos são intergalácticos. Não que isso signifique que existam alienígenas pilotando discos voadores pelo espaço, mas formas de vida – incluindo as formas minerais – que são habitadas por espíritos em diferentes estágios de evolução. Pode-se dizer que o Espiritismo foi o precursor das religiões e doutrinas da Nova Era.
            Allan Kardec dividiu o homem em três partes básicas: espírito (a essência imortal), corpo (o invólucro material) e perispírito (o “corpo” que reveste o espírito). Ao morrer, o espírito e o perispírito se libertam do corpo material e seguem rumo à reencarnação. Esse espírito reencarnará o número de vezes necessário para sua evolução. Assim, o Espiritismo tem o Plano Físico (o mundo material) como uma escola de aprendizagem.
            Temas polêmicos como o aborto, a eutanásia e o suicídio são condenados – como em grande parte das religiões –, mas são possíveis porque cada ser tem o livre-arbítrio. A homossexualidade não é condenada, uma vez que as virtudes ou defeitos não sofrem variações em função do sexo do corpo material – mas a pederastia (o fato do homossexual se entregar aos hábitos e práticas promíscuas, que desrespeitem a si e aos outros) o é. Na verdade, o Espiritismo explica a homossexualidade com quatro origens possíveis: a expiação, a opção, o estímulo dos pais, e a missão.
            Na expiação, um espírito que abusou do sentimento do sexo oposto apenas para saciar seus instintos sexuais na encarnação anterior, reencarna, obrigatoriamente, em um corpo oposto – para sentir na pele as humilhações que fez sentir na outra vida. No caso da opção, ocorre um vício. O Espiritismo explica que, assim com há viciados em drogas, há viciados no sexo que procuram sensações e, por isso, acabam desenvolvendo práticas homossexuais. O estímulo dos pais ocorre quando pais frustrados estimulam comportamentos equivocados na conduta sexual dos seus filhos – como a mãe que esperava pela vinda de uma menina e recebeu um menino, e vice-versa. Quando a origem é por conta de uma missão, na qual os espíritos pretendem dedicar-se a determinadas tarefas, optando por inibir seus impulsos de reprodução.

            Para os espíritas, Deus é uma forma de inteligência suprema. É eterno, imutável, imaterial, justo, bom e onipotente. Jesus Cristo, por sua vez, não é o filho de Deus, mas um espírito mais evoluído – um modelo para toda a humanidade.
            O “passe” é um elemento muito conhecido no Espiritismo. Durante a sessão espírita, o médium transmitirá aos seguidores energias consideradas benéficas para sua saúde física e espiritual.


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