quinta-feira, 25 de abril de 2013

Contextualizando



Você já parou um pouco, hoje, para pensar? Pensar nas coisas que você disse, ou nas coisas que você ouviu e como você as outras pessoas se interpretaram?

Falar algo com determinado propósito e ser compreendido, ou melhor, interpretado de forma contrária é o que mais acontece por aí. As pessoas falam muito, se comunicam muito, e o assunto muda rapidamente, assim como as emoções transmitidas e sentidas na conversa.
Isso mostra o quão importante é contextualizar as coisas. Algo que ouvimos ou dizemos deve ser colocado no contexto em que foi comunicado, no momento. Se comunicamos algo em momento de descontração aquilo deve ser interpretado como um gracejo. Se comunicado em algum momento de seriedade, deve ser interpretado como algo útil, importante.

Não é possível mensurar os danos que uma interpretação precipitada pode acarretar. Elevar algo que foi comunicado com o simples propósito de distrair, entreter, para um alto nível de seriedade traz sérias consequências, tanto ao locutor (quem disse) como para o interlocutor (para quem foi dito).

Ao interpretar, contextualize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me dê a sua opinião, pois será importante para o meu aperfeiçoamento e para que eu possa fixar em áreas específicas da preferência do público.