sábado, 27 de abril de 2013

Conto - O Jovem Peregrino


Dia de luz, o sol a raiar, nuvens a pairar no azul celeste.
A vastidão do mar refletia o encolhimento daquele barquinho. O garoto, escoteiro da embarcação, observava o horizonte. O pequeno peregrino ainda não conseguia compreender qual o propósito daquela viagem, contudo sustentava a confiança. Acreditava que sua jornada não seria em vão, e encontraria respostas para seus anseios.
Impelido por sua fé, o garoto abandonara toda a sua família, seus poucos companheiros, para embarcar em uma busca por respostas. Respostas que não pôde encontrar em seu próprio lar. Esgueirou-se em sua saída inesperada, deixando apenas uma mensagem manifestando a sua vontade em resgatas o seu povo.
Algum tempo depois, o pequeno avistou um notável bocado de terra. Sentiu medo, aflição, insegurança. E então evocou suas ideias afastando, assim, toda aquela negatividade. Ao aportar o barco, o jovem pegou sua sacola com alimentos e pisou na terra desconhecida. Examinando o local, procurava algo pelo qual iniciar sua busca, mas não encontrou nada à primeira vista. Esgotado por sua longa peregrinação e sua contínua exposição ao calor, o garoto se esvaeceu, caindo bem ali.
Quando despertou, o peregrino percebeu um grande número de pessoas ao seu redor, e até reconheceu algumas. Com a ajuda de um homem robusto, foi colocado em pé, diante de todos. Mirou os olhos em toda a paisagem ao seu redor e a reconheceu, ainda que estivesse muito alterada.
O jovem fora devolvido, pelo vento e o mar, de volta ao seu lar. O povoado estava diferente. Com o sumiço do garoto o povo se unira para tentar reencontrá-lo, juntaram esforços. O peregrino encontrou sua família que, emocionada, o acolheu. A viagem em busca de ajudar o seu povo, afinal, resultara em um triunfo  O povo, que antes era individualista, egoísta, agora havia se juntado, formando uma verdadeira nação, unido de fato.
O jovem peregrino voltou à costa e fitou a linha que delimitava o céu do mar. O seu desejo fora realizado, a sua valentia resultara em bons frutos, sua missão fora cumprida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me dê a sua opinião, pois será importante para o meu aperfeiçoamento e para que eu possa fixar em áreas específicas da preferência do público.