sábado, 23 de agosto de 2014

Série: Religiões - CRISTIANISMO


            O Cristianismo é uma religião monoteísta – ou seja, acredita na existência de um único deus. Ele se baseia nos ensinamentos deixados por Jesus de Nazaré, o qual acreditam ser o Filho de Deus, o Cristo ou o Messias. É dividido em três grandes vertentes: o catolicismo, a ortodoxia oriental e o protestantismo.

A Bíblia
            Como texto religioso, ou escrituras sagradas, o Cristianismo tem a Bíblia, que é considerada pela Igreja como uma escritura de inspiração divina – revelada por Deus. A Bíblia foi escrita entre 1445 e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento), e 45 e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), por quarenta autores. Boa parte dos historiadores acreditam que os primeiros livros foram escritos mais recentemente – acredita-se que o Pentateuco, por exemplo, foi escrito apenas após o Cativeiro Babilônico (o exílio dos judeus do antigo Reino de Judá para a Babilônia).
            De acordo com a interpretação literal do livro de Gênesis – o primeiro da Bíblia –, Deus criou a luz, o céu, a terra, os astros, os animais e, por fim, o homem, à sua imagem e semelhança. Tudo isso, em seis dias, pois no sétimo dia descansou. Para muitos cristãos e judeus, a criação descrita pela Bíblia não deve ser levada de modo literal, mas de forma metafórica para compreender a criação do Universo. Isso não impede que algumas correntes fundamentalistas do Cristianismo defendam a leitura literal dos textos bíblicos, rejeitando a idade da Terra e do Universo estipuladas pela Ciência – defendem que o Universo foi criado em seis dias, há cerca de dez mil anos atrás. Essa corrente também pode ser definida como criacionista.
            A leitura da Bíblia, de fato, é complicada. No livro de Gênesis, por exemplo, é dito logo no primeiro capítulo, no versículo 27, que Deus criou o homem e a mulher, à sua imagem e semelhança, para multiplicarem-se e encher a terra. Contudo, no segundo capítulo, já no sétimo dia, enquanto descansava, é dito no versículo 5 que ainda não havia plantas nos campos, pois não chovera, e não havia homem para lavrar a terra. E, então, no versículo 7 do segundo capítulo, Deus criou o homem; e no versículo 22 é criada a mulher. Um pouco confuso, não?

Origens
            Com suas origens no Mediterrâneo Oriental, o Cristianismo rapidamente se alastrou, tanto em abrangência como em influência. No século IV já era considerado como a religião dominante no Império Romano.
            Nesse período, a religião começou a disputar espaço com o Paganismo. Em 392 surgiu a primeira proibição dos cultos pagãos. A partir de 435, foi instaurada a pena de morte àqueles que insistissem a fazer rituais pagãos. Mesmo após ceder ao Cristianismo, os pagãos sofreram a cristianização de suas festas, que passaram a ter um novo sentido. Tudo que a Igreja não conseguia destruir, no que se referia às antigas práticas pagãs, ela adaptava aos moldes cristãos. Houve um período em que a fé era dupla: os pagãos acreditavam em Jesus, mas não abandonavam inteiramente as suas práticas.
            Durante a Idade Média, o Cristianismo se espalhou por toda a Europa, adquirindo novos seguidores e, após a Era das Descobertas, com os trabalhos missionários e a colonização, chegou às Américas. Pouco após isso, começou a tão famosa “Caça às Bruxas”, onde as pessoas eram perseguidas por suas crenças e práticas pagãs – durante 400 anos, houve muitas mortes com acusações de bruxaria. Grande parte dos acusados eram adeptos da medicina natural, eram curandeiros e “bruxos” caçados por médicos que tentavam implantar, ali, a medicina científica.

Simbologia
           Para os cristãos, um único deus rege o Universo e a vida humana. Um deus onipotente, onisciente e onipresente. Segundo o Cristianismo, Deus é eterno e, assim, existe como três seres eternos: o Pai, o Filho e o Espírito Santo – a Santíssima Trindade (aceita pela maioria das denominações cristãs, exceto pelo monoteísmo judaico). Outro ponto muito importante, é a figura de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Jesus é tido como um exemplo, que veio à Terra para ser sacrificado e permitir que o caminho dos homens até o céu seja alcançado.
            A Igreja é o corpo místico de Cristo na Terra, representando a sua continuidade. As mais importantes são: a Igreja Católica, as Igrejas Protestantes e a Igreja Ortodoxa.
            O culto cristão envolve a oração e a leitura alternada dos salmos ou de passagens bíblicas. São cantados hinos a Deus, Jesus ou ao Espírito Santo, mas também aos anjos e santos (no caso dos católicos, episcopais e ortodoxos). Boa parte das denominações cristãs têm o domingo como o dia de culto. Outras, no entanto, têm o sábado como um dia de guarda, um dia sagrado. Um fato interessante é que, no caso das Igrejas Batistas, Adventistas, Pentecostais e algumas outras, o batizado é feito apenas quando o indivíduo é maduro o bastante para decidir por si, com a certeza de que quer seguir o caminho da fé.
            O Cristianismo tem como seu principal símbolo a cruz, que representou a inserção do plano material e transcendental (que está além dos limites conhecidos do Universo); depois, significou também a ressurreição. Outro símbolo conhecido é o Ichthys, um peixe estilizado – a palavra, em grego, significa “peixe” –, que serve como um acrônimo para Iesus Christus Theou Yicus Soter (Jesus Cristo, filho de Deus, Salvador). Em suas raízes, as letras Alfa e Ômega também eram utilizadas como símbolo da religião, simbolizando que Cristo era o princípio e o fim de todas as coisas. A âncora, também já utilizada, representou a salvação da alma que alcançou o bom porto.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me dê a sua opinião, pois será importante para o meu aperfeiçoamento e para que eu possa fixar em áreas específicas da preferência do público.